sexta-feira, 29 de maio de 2009

Um dia na escola

Um grupo de alunas de 11/12 anos vêm ter com a professora completamente encolerizadas. As caras eram dignas de uma tragédia, como se tivesse acontecido alguma coisa de muito grave, um acidente de trânsito, ou algo assim.

Menina1: Professora, professora! Nem imagina o que aconteceu!

Professora: Qual é que foi o drama?

Menina1: Os rapazes andaram a mexer nas nossas coisas, no balneário.

Menina2: Remexeram tudo. TUDO! (nesta altura já tinham juntado cerca de 15 meninas, parecia uma manifestação)

Professora: Quem foram os rapazes?

Menina3: Eu só vi o Diogo.

Menina1: Sim, foi mesmo o Diogo. Mexeu nas minhas coisas e nas da Teresa. E nas da Luísa também.

Menina2: E na minhas! Mexeram-me em tudo. Em TUDO!

Professora: Estou a ver. Já falo com o Diogo. (nisto, azar dos azares, passa o Diogo...)

Menina3: Olhe, aqui está ele. Eu vi-te Diogo, mexeste nas nossas coisas.

Professora:Oh Diogo, chega aqui por favor (lá vem o Diogo, um pouco a contragosto, com aquele alvoroço).

Professora: Olha lá Diogo.....

Diogo: NÃO FUI EU. NÃO FUI EU PROFESSORA!!!!

Professora: Eu já disse alguma coisa? Acusei-te de alguma coisa?

Diogo: Não mas...

Menina3: Foste sim foste sim. Eu vi-te! E a Maria também te viu. E a Madalena. E a Inês, a Inês também viu. Todas vimos não foi? (todas confirmam com um acenar de cabeça)

Menina2: Eu bem vi, mexeste em tudo. Em TUDO!!!

Professora: Diogo, tens alguma coisa para me dizer?

(Diogo baixa a cabeça)

Diogo: (num fio de voz) Não fui eu professora. Foi o Rui.

Professora: (tenho de me baixar para o ouvir) O que fez o Rui?

Diogo: O Rui tirou-as e cheirou-as.

Professora: E tu, Diogo?

Diogo: Eu...eu...vesti-as...

Professora: Vestiste o quê Diogo???

Diogo: (ainda mais baixinho) ....as cuecas...

Professora: As cuecas de quem?

Diogo: (aponta para a menina2) Dela.

Professora: TU não trazes cuecas, Diogo?

Diogo: (acena afirmativamente com a cabeça)

Professora: Então porque tens de andar a vestir as cuecas das meninas?

O Diogo já não respondeu. Combinei falar com a directora de turma dos dois autores da brincadeira. E fugi para a sala de professores, para poder rir a bandeiras despregadas. Foi a anedota do dia.

Entretanto, um pouco mais à frente, encontro dois meninos que tinham andado à bulha. Lá tive de limpar o nariz de um, que estava a sangrar.

Enfim... de tédio nunca me poderei queixar nesta profissão.

Sem comentários: