quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ser professor é...


Ora, que eu sou professora, já toda a blogosfera e arredores sabe. Que, por vezes, acho que a minha profissão tem um nome demasiado curtinho e simplista, também. Era muito giro poder dizer que "sou não-sei-das-quantas-bla-bla-bla na Galp-Energia" ou então "responsável por não-sei-o-quê-yada-yada-yada na Microsoft". Não é o caso. Mas a Girl, a falar na 3ª pessoa qual jogador de futebol, não se deixa abater. Não deixa não senhor! A Girl gosta da sua profissão, oh se gosta e como tal vai defendê-la com unhas e dentes. Segue-se um post (quando tiver material prometo publicar outros) que vai mostrar que a profissão docente é a mais glamourosa de todos os tempos. Ah pois é!

A primeira coisa glamourosa é a quantidade de bilhetinhos que uma professora tem a oportunidade de confiscar. Mas que belas gargalhadas me têm valido. (aqui para nós, nunca ouvi falar de alguma responsável pela "blablabla-whiskas-saquetas na Bang-Olufsen" ter encontrado bilhetinhos, pois não encontrou não senhor).
Eu sei que vocês estão ansiosos por saber o que dizem esses mitológicos bilhetinhos!! Pois que dizem de tudo, meus queridos leitores. Ele há de tudo, como na farmácia. Combinam-se festas ("vais à festa? vai lá! tens de ir! se tu não fores a minha mãe não me deixa ir! vais? boa! eu também vou! achas que ele vai? oh espero que sim senão tenho um ataque"), fala-se de códigos de vestir ("amanhã vou trazer a mini-saia verde. Também tens de trazer mini-saia para eu não ser a única. traz lá, senão eu morro de vergonha!"), fala-se do interesse que as aulas suscitam ("epa que seca! se eu me deixar dormir e começar a ressonar acorda-me!") enfim... é todo um mundo de comunicações sob a forma escrita.

Aqui ficam alguns exemplos devidamente comentados:




Ora aqui temos um rapaz a ser muito queridinho com a rapariga, afinal ele só quer que ela mostre as cuecas. Nada de mais! Estas raparigas de hoje em dia acobardam-se à mínima. Nem posso crer. O que vale é que o rapaz é tão bondoso que vai pensar noutro castigo. Ainda dizem que esta juventude não é caridosa.














(Para quem não entendeu, o bilhetinho diz "eu kero mas ela tem uma beca de vergonha")

Pois é, meus amigos! Estas miúdas são umas envergonhadas que não se entende! Não queiram estar na pele dos rapazitos da actualidade! Ai como um rapaz sofre! Ele a querer tanto e ela com uma beca (que será isso?) de vergonha!



Depois de apanhados uns quantos bilhetinhos destes, a malta começou a ficar mais refinada. Os rapazes inventaram toda uma nova escrita que lhes permitia que, apenas os detentores da chave, decifrassem as mensagens. Isto mantinha os professores na ignorância, mas sobretudo o seu inimigo principal: as meninas da turma. Que filólogos! Esta gente é uma cambada de geniozinhos multifacetados! Ou isso, ou andam a ler demasiados livros do Dan Brown.





Em seguida, as meninas não se ficaram, e vá de inventar também elas um código (acho bem, é guerra é guerra! que isto dos bilhetinhos é uma coisa muito séria! ainda praí descobriam que as meninas os acham parvos ou que vão trazer a mini-saia no dia seguinte e depois? como é? estragava-se a surpresa toda, não pode ser!).


A chatice é que eu apanhei as mensagens e as respectivas chaves! (Sou mesmo desmancha-prazeres) Disse-lhes que ia decifrar aquilo tudo e entregar ao director! Apanharam o susto da vida!

Posto isto, tenho a certeza que ninguém discorda que a profissão de professor é a melhor, a mais cómica e menos aborrecida. Nesta vida de do(c)ente, ninguém sabe o significado da palavra "tédio".


(Os disparates que aparecem nos testes ficam para uma próxima.Está prometido)

1 comentário:

inês, a anónima disse...

TXIII
DEJA VU ALL OVER THE PLACE;)