domingo, 26 de abril de 2009

Ontem chateei-me com a minha irmã

Estávamos nós num passeio pela capital, quando eu reparo numa publicidade à Triumph. Como se os cartazes com a Cláudia Vieira, cheios de Photoshop por sinal (dito por quem entende do assunto), não tivessem ainda mau gosto suficiente, resolveram colocar a Helena Coelho (que eu muito respeitava e admirava) numa situação tão triste que nem dá para acreditar. Digo respeitava e admirava porque uma mulher que aceite fazer um anúncio daqueles não merece sequer ser chamada de mulher.
Voltando ao nosso passeio, eu comentei este meu pesar com a minha irmã:

Girl: Olha-me para aquela publicidade, a dizer "a rainha do surf" e ela agarrada a uma tábua de passar a ferro. Quem terá sido o publicitário energúmeno que criou uma coisa daquelas. Um chauvinista de certeza. E aquela Helena Coelho muito me surpreende. Que trogloditas.

Irmã-da-Girl: Estás parva? Aquilo é uma prancha de surf. Diz "rainha do surf" e tudo. Achas que iam meter uma tábua de engomar numa publicidade em pleno séc.XXI?

Girl: Não sabes a diferença entre uma tábua de engomar e uma prancha? Aquilo é uma tábua.

Irmã-da-Girl: Impossível.

Girl: Aposto o que tu quiseres.

(A minha irmã já não respondeu. Eu aqui podia ter aproveitado a situação e ter apostado umas quantas limpezas da casa, ou alguns euritos, mas não...)

Quando passamos por outro cartaz semelhante:

Girl: Olha olha! Vês...vês? É uma tábua de engomar!

Irmã-da-Girl: Aquilo é uma prancha!!!!

Girl: Então e aquele coiso de metal para pôr o ferro?

Irmã-da-Girl: Pois. É uma tábua!

A conversa ficou por aqui porque os meus pais já não estavam a achar piada nenhuma à discussão.
Custa-me que após tantos séculos de luta pela igualdade social e profissional, pelo direito ao voto, pela possibilidade de estudar...continuem a colocar a mulher na publicidade como esposa, dona de casa e nada mais. Ainda por cima num anúncio dirigido a mulheres.

Gostava que todas as mulheres que lutaram, morreram e/ou se sacrificaram até hoje em prol da igualdade de direitos pudessem ver estes cartazes e dizer de sua justiça.

Mau. Muito mau mesmo! A Triumph e a Helena Coelho não ficam nada bem na "fotografia".


1 comentário:

Unknown disse...

Querida, eu ainda não tinha reparado na parte de metal. É tudo! :p