quarta-feira, 29 de abril de 2009

As minhas colegas grávidas



Que a gravidez é uma coisa quase contagiosa, eu já desconfiava. A certeza surgiu agora, quando tenho duas colegas em casa, de licença de parto e mais duas apareceram, com a notícia feliz de que estão....grávidas pois!
Para além das conversas na cantina de "ai que coisa maravilhosa estar grávida é o melhor do mundo, passo o dia enjoada mas tudo é recompensado porque é uma coisa linda" ainda temos de estar permanentemente a fazer contas pois a conversa deixa de falar em meses e passa a falar em semanas:
- E tu de quantas semanas estás?
- 10 e tu?
- Estou de 12!
- Mas tens a barriga mais pequena do que a minha!
- Pois é!
- É normal. Eu dos meus outros 2 filhos fiz sempre grandes barrigas. Eu estava grávida de 18 semanas, já toda a gente pensava que eu estava praí de 27.
(...nesta altura estou eu a fazer contas de dividir mentalmente)
- E a toxoplasmose?
- Ai eu não sou imune. Não posso comer saladas fora de casa.
- Eu ainda não fiz a análise mas não devo ficar. Nas outras gravidezes também não fiquei.
-E tens enjoado muito?
- Já passei essa fase. Ando é a ir constantemente ao wc.
- E eu! Nem te digo nem te conto. E cansada que eu ando...pffff

E as conversas lá seguem. Roupa de grávida, semanas de gravidez, ecografias, análises, diabetes, hemorroidal, enjoos...

Até aqui tudo bem. Eu vou ouvindo e aprendendo. O pior é que invariavelmente a conversa vai dar em algo que me desagrada:
"Tu és a próxima. Tens de te apressar. Que idade tens? 25? 26? ah 26! Ainda tens tempo...mas olha que passa a correr!!" (e falam disso como se uma bomba relógio estivesse dentro de mim, prestes a explodir caso eu não queira ter bebés nos próximos tempos).

E como dizemos a mulheres que estão radiantes na sua condição de barrigudas, que nós achamos isso uma coisa muito maravihosa e muito linda, mas nos outros? E que até podemos querer ter filhos, no futuro, mas será certamente daqui a muito tempo?


2 comentários:

O Ambidestro disse...

O teu blog está claramente subestimado. E, não precisa de nenhuma artimanha para que o contador suba.

Apenas de tempo ;)

Do que vi, gostei. Vou passando por cá :)

Maria disse...

É dificil de escapar a essas conversas, no meio de tanta grávida :)

beijinho.