terça-feira, 23 de junho de 2009

Vigiar exames...

...é talvez a tarefa mais chata do mundo!

Temos de estar quase 3 horas, de pé. Sem poder falar, nem ler, nem murmurar. Nem nada.

Ontem, vigiei o exame nacional de Matemática de 9º ano. Só vos posso dizer, meus amigos, é um teste à paciência de qualquer um.

Cheguei cedinho, pela fresca, à escola, armada de garrafa de água de litro e meio (pois já sabia que as horas iam ser looooooooongas) e a primeira coisa que me foi dita é que eu tinha de remover o rótulo da garrafa. O quê? O rótulo? Pode saber-se porquê ou é segredo? Ah está nas regras? Enfim... devem ter medo que o rótulo tenha uma fórmula química da água e que as crianças olhem para aquilo e, repentinamente, saibam as respostas ao exame. Ai mas é que pode vir uma inspecção e estamos em maus lençóis se temos rótulos. Temos de seguir tudo à risca. Lá tirei o rótulo a dizer "Serra da Estrela" mas fiquei preocupada pois a garrafa continuava a ter umas letras com a validade e um código. Será que também era contra as regras?

Depois lá entraram as crianças. Foi feita a chamada. Foram sentados os meninos por ordem, como convém. Verificados os BI's e passados os problemas de não haver espaço para o número/código dos cartões de cidadão no cabeçalho da prova, lidas as fantásticas instruções, lá começaram as crianças a resolver a prova.

Aí começa o nosso pesadelo. O meu primeiro passatempo foi beber água de 5 em 5 minutos. Desta forma ia contando o tempo para a próxima vez que ia beber água. Lá me fui distraíndo. Faltam 3 minutos para beber água outra vez. Faltam 2... por aí fora. Rapidamente me fartei deste passatempo. Resolvi fazer formas imaginárias no chão com os meus passos. Andei a direito por entre as filas, em zigue-zague, a desenhar "8"..enfim... As pernas começaram a doer por estar tanto tempo de pé. Comecei a contar as tomadas da sala, eram 11. Os cabides para os meninos pendurarem os casacos eram 30. As lâmpadas eram 8, sendo que uma estava meia intermitente (deve fundir em breve). Quando estava a contar as placas do tecto falso já me sentia completamente extenuada a desejar por uma cadeira. E aqui começa a vontade de fazer chichi (não admira, tendo em conta a mais de metade da garrafa de água vazia). Má ideia a de beber água de 5 em 5 min., péssima ideia. E agora? Não podia ir ao WC, pois é contra as regras. Fiz sinal em gestos ao meu colega que estava aflita. Não me entendeu. Língua gestual não é o seu forte, nem o meu. Resolvi começar a contar as cadeiras que estavam encostadas lá atrás, junto à parede enquanto ignorava a vontade de fazer chichi. Eram 22. E a vontade de fazer chichi não passava. O meu colega olhava para os exames dos miúdos e fazia-me sinais como que a dizer "estão a espalhar-se ao comprido" e eu pensava "mas tu és de português, não deves entender nada disto". Ai...a casa-de-banho. Pagava agora para ir a uma. Pensei em contar os mosaicos do chão. A vontade de fazer chichi não me deixou. Parava sempre quando estava a chegar a meio. Rezava para que nenhum aluno quisesse utilizar os 30 minutos suplementares de tolerância. Contei mais 3 vezes as tomadas da sala (ainda assim não me estivesse a enganar). Pouco antes de terminar o tempo arranjei um divertimento fantástico: ver as fotos dos BI's e CC's dos alunos. E ver de onde são naturais, qual a freguesia de residência, os nomes dos pais. Nisto demorei cerca de 15 minutos. Maravilha. Mas a vontade não passa.

Fim do tempo. Será que nenhum aluno quer ficar? Merda! Há 6 alunos que querem usar a meia hora de tolerância. Estou feita. É hoje que vou fazer chichi pelas pernas abaixo. Em frente aos alunos. Que vergonha. Acaba hoje, aqui, a minha credibilidade profissional. Se ao menos pudesse sentar-me.

Sem saber muito bem como, consegui sair da sala viva, entregar os exames ao secretariado e correr para a casa-de-banho mais próxima.

Vigiar exames e tortura não são coisas assim tão diferentes!

3 comentários:

Sávio Fernandes disse...

Tens consciência que escreveste um post cómico, não tens?
O melhor que li hoje.

Girl disse...

Viver a situação não foi lá muito cómico, mas fico feliz que tenhas gostado. :)
Beijinhos

Somewhere over the Rainbow disse...

Confesso que depois de ler fiquei aflita para fazer xixi ;)

ahahhahahahhahahah

Bjitos