domingo, 28 de junho de 2009

Photoshop

A propósito da Rita Mendes e a sua incursão na edição mais recente da Playboy portuguesa, foi encetada em vários blogues (por exemplo aqui e aqui)uma pequena discussão com o tema "Uso de photoshop em fotos de revistas, sim ou não?".

Há muito tempo que este é tema de conversa de café, de fórum, de casa-de-banho, de festa de pijama, de sala de espera de dentista, etc. Eu própria, já falei disso inúmeras vezes.
Sou completamente contra o uso de photoshop. Acho que se compara a "concorrência desleal" visto que nós, mulheres normais, do dia-a-dia, que andamos na rua e trabalhamos em repartições de finanças, escolas, empresas, etc, não temos photoshop que nos valha quando conhecemos alguém. E na praia, não há cá photoshop que nos salve de mostrar o pneuzinho que teima em rodear a nossa cintura. E na cama com os nossas namorados também não há cá photoshop para eliminar a celulite. Somos assim, como somos e temos, forçosamente, de assumi-lo. Porque razão é que as famosas, que já ganham muito mais dinheiro e têm acesso a muito mais tratamentos (gratuitamente), mais roupas de estilista do que nós, ainda usufruem desta ferramenta? Além de serem fotografadas por profissionais, com luz e pose estudadas, terem acesso a maquilhadoras e cabeleireiros dos melhores ainda têm a ajuda posterior do amigo da Adobe! Para mim, colocar "bonecas que não existem" (porque, na verdade, aquilo não existe mesmo) nas revistas é apenas passar um atestado de estupidez a quem compra e lê a revista.

É por isso que depois vemos algumas famosas ao vivo e...Jesus...são... como dizer?... mulheres normais. (A exemplo disso temos a Cláudia Vieira que eu até considero "abaixo do normal".)

Daí que eu aplauda de pé campanhas como a da Dove (o elogio das mulheres reais) e valorizo tudo quanto possa aumentar a nossa auto-estima. Ser mulher não é fácil. As exigências a que temos de atender são cada vez maiores (que isto da emancipação é muito giro mas não nos facilita a vida) e a concorrência é cada vez mais selvagem. Por isso dou os parabéns a todos os que andam contra a corrente, a todos os que ainda valorizam a verdadeira beleza (a interior, que para esta não há cá silicones nem photoshops), a todos os que contribuem para que eu possa dizer às minhas alunas adolescentes que todas somos bonitas, cada uma com os seus encantos. Pode parecer chavão mas eu realmente acredito nisso.

Por tudo isto, Ritinha Mendes filha, não é que eu goste lá muito de ti, mas já subiste mais um pontinho na minha consideração (o outro, que já tinhas, era por mostrares na tv o teu cabelo encaracolado).

1 comentário:

Monsieur disse...

Eu devo ser dos poucos homens que achou esta produção muito interessante e que defende que o photoshop não faz lá falta nenhuma. e o cabelo encaracolado é definitivamente um must!

beijinhos, girl