quarta-feira, 10 de junho de 2009

Hoje falei ao telefone com o meu avô

Ainda não vos falei do meu avô. Acreditem que é uma pessoa que vale a pena conhecer. Apesar de ter mais de 80 anos é uma pessoa muito jovem. Em alguns aspectos (mais do que seria expectável) é mais jovem que os meus pais. É uma pessoa muito trabalhadora e tem o seu lado "engenhocas". Está sempre a inventar novas coisas para fazer. Há pouco tempo queria pôr toda a sua casa a funcionar a energia solar. O meu avô tem telemóvel e sabe ler sms. Só não tem computador ligado à internet porque a minha avó (muito mais comedida e menos sonhadora) e os meus pais o mandam estar quieto, dizem que ele já não tem idade para essas coisas.

O meu avô viveu na França grande parte da sua vida, trabalhou por todo o território francês e construiu a piscina da casa da Brigitte Bardot. Sabe muitas, muitas histórias.

É, talvez, a pessoa mais teimosa que eu conheço. É tido na família como alguém com quem nem vale a pena discutir. Ele agarra-se às ideias e não larga. No entanto, quando bem argumentado, ele até aceita. Adora, simplesmente adora, aprender. Ainda hoje, com mais de 80 anos, quer saber coisas novas. Sabe imenso de história e gosta mesmo de Geografia.

Pergunta sempre pelos "meus meninos", se se portam bem e se me respeitam.

Hoje, ao telefone, perguntou-me o que é que eu tinha achado das europeias. Eu disse-lhe "mais do mesmo". Ele, muito orgulhoso disse-me "aqui na aldeia já fomos 15 a votar lá nos teus". (O meu avô chama isso ao partido em quem eu costumo votar, partido esse que o meu avô detestava mas em quem tem votado nas últimas eleições...). E continuou: "eu mais ou menos já descobri quem foram os 15...temos de ver se mudamos alguma coisa nisto...senão é sempre mais do mesmo e qualquer dia já ninguém nos salva".

Gostava de chegar à idade do meu avô com metade desta clarividência e desta abertura à mudança.
(Aqui o meu avô tinha cerca de 60 anos. A foto não lhe faz justiça, nem deixa ver bem os olhos verdes. Vá, digam lá quem não tem o seu quê de Mel Gibson...)

Sem comentários: