segunda-feira, 6 de julho de 2009

Barbie's, Ken's, cozinhados e sapatinhos

Este fim-de-semana recebemos na nossa casinha de campo alguns amigos dos meus pais que trouxeram a filharada.
A maioria dos meninos era sossegada e muito divertida. Brincaram na piscina, durante a manhã. Ao almoço comeram tudo sozinhos e não foram nada esquisitos.
Contudo, havia uma menina, de 7 aninhos, que era muito chatinha. Não gostava de nada. Estava sempre a querer que algum dos adultos fosse brincar com ela. Primeiro descobriu a bicicleta de ginástica e, depois, a passadeira. Já não largou. Era um liga/desliga, baixa a velocidade/aumenta a velocidade, que só visto. Eu até estava com medo que estragasse o raio da passadeira.

Lá se fartou e quis ir ver o resto da casa. Claro que encontrou, no quarto da minha irmã, caixas e caixas de brinquedos da nossa infância. Os meus, mais velhinhos, com carequinhas e Barriguitas, uma boneca que canta e outra que anda de patins não lhe suscitaram muito interesse. Os da minha irmã, mais recentes, já com muitas Barbies e um Ken já foram mais do seu agrado.
Quis levar a respectiva caixa para a sala para, assim, poder brincar. No caminho ainda disse (referindo-se ao MEU frasquinho de berlindes de estimação) que não gosta de berlindes, pois são brincadeiras de rapazes...!!!! Ai que me ia dando uma coisa, quase caía das escadas. Que miúda mais irritante!! Eu jogava ao berlinde!!! Eu ganhava aos rapazes a jogar ao berlinde! Um dos maiores orgulhos da minha vida é o conjunto de vitórias que fui coleccionando nessa grande modalidade que constitui o "Jogo do Bilas". Eu até engoli em seco. Mas pronto. A gaiata tem 7 anos...pffff... de certeza que só brinca com Barbies e batons.

Lá chegámos à sala.
Primeiro, ordenou as Barbies todas numa fila. Encontrou uma latinha onde a minha irmã guardava os sapatinhos delas e disse "Faz de conta que isto era a fila para a loja de sapatos".
Aqui eu pensei..Oh la la...que eu enganei-me a respeito desta criança! Afinal é uma das nossas. Está-nos no sangue. Eu já a imaginar as Barbies a desunharem-se à porta de um stock off de uma loja do Jimmy Choo. Mas não. Calçou uns sapatinhos a cada uma das bonecas e pronto! Fartou-se. Resolveu ir antes buscar outra caixa que tinha um fogão e uma cama.

Deixou ficar uma Barbie e um Ken (perante a minha insistência em arrumar tudo antes de abrir a outra caixa) e lá começou a fazer uma casinha em miniatura. Depois passou-me o Ken para as mãos e disse "Eu sou ela, por isso vou fazer o jantar!"
Eu fiquei para morrer e retorqui logo: "O quê??? Na na na na na!! Ele é que faz o jantar!"
A menina: "Não vale a pena, os homens não sabem cozinhar!"
Eu (já alterada): "Lá isso é que sabem!"
Ela: "O meu pai não sabe!"
Eu: "Sabe sim, ainda há bocado esteve a ajudar o meu a grelhar as sardinhas e as febras!" (ora toma, eu tenho 26 anos, tu tens 7, não podes querer ser superior a mim, nem a brincar às Barbies!)
Ela: "O meu pai não sabe cozinhar, só sabe grelhar coisas!" (humpf...)
Eu: "Mas olha, vamos fazer uma brincadeira muito mais gira..ele é que vai cozinhar! Ela vai comprar sapatos!!!!!!"
Ela (contrariada): "Está bem!!! Mas podia ser o Dia dos Namorados. E ela cozinhava enquanto ele ia às compras para lhe dar uma prenda."
Eu (mas que raio de mãe educa uma miúda assim???): "Se fosse Dia dos Namorados iam jantar fora."

Depois fartou-se de ver o meu boneco junto ao fogão (onde o deixei o tempo todo, apesar das reclamações de que fui alvo, "nãaaao... ele agora fez a sopa mas ainda falta o segundo e a sobremesa") e disse para irem dormir. O Ken lá largou o fogão e foi dormir com a Barbie. Quando mal me descuido estava ela a pegar na Barbie e a dizer:
"Ela agora tem de ir para o trabalho e tem de fazer a comida para levar! É para ela por isso tem de ser ela a fazer!!!!!"
E eu: "Não, ele faz. Ele não se importa!!"

Mas já não fui a tempo. A Barbie, loirinha, lá cozinhou a própria comida e eu falhei na minha pedagogia de promoção da igualdade do género.

Meninas, ainda temos muito que palmilhar!

3 comentários:

Tourette disse...

E não ouviste a parte em que ela disse que os homens são mais fortes que as mulheres...

Girl disse...

Isso foi sorte. Se tenho ouvido isso dava-lhe logo uma bolacha.

Sávio Fernandes disse...

Nem todas podem ser convertidas.
Graças a Deus por isso.

[kidding]