sábado, 10 de outubro de 2009

É do conhecimento geral que ando a fazer dieta


É uma dieta rigorosa. Muito mesmo. O facto de ainda só ter perdido 2 Kg (em mês e meio) deixa-me desmotivada (esta semana até fui fazer uma ecografia à tiróide para ver se está tudo bem - e está).

Uma coisa que eu não tinha a noção até estar a fazer dieta é o endeusamento, que grassa pela nossa sociedade, de uma nova profissão (altamente glamourosa e bem vista, nem sei como tem um nome em português): nutricionista.

Quem me disse como é que eu devia ou não comer foi a minha médica de família. Lá está, é médica, não sabe receitar dietas... o problema dela é ter estudado 10 anos para ser médica. Se tivesse estudado 4 para ser nutricionista, aí sim, saberia dizer o que se deve comer ou não e a minha dieta estaria a resultar em pleno.

Toda a gente que se apercebe que estou a fazer dieta me faz a pergunta sacramental: "mas estás a ser acompanhada por nutricionista?" e eu lá respondo: "não, mas sim pela minha médica". Não é raro obter um "pffffffff" só faltava dizerem "amadores...".

É óbvio que eu tenho cerca de 4 ou 5 colegas a fazer dietas acompanhadas por nutricionistas. Qualquer uma come bastante mais que eu (e o mesmo número de vezes). Só houve uma que já emagreceu. As outras andam há 2, 3 meses e ainda não perderam um grama.

Hoje foi a minha mãe, a dizer a uma menina que encontrámos "ela está a fazer dieta mas não é daquelas dietas rigorosas do nutricionista". Até me ia dando uma coisinha má. Eu que ando a sopas e maçãs. Que há semanas que não sei o que é ter conforto no estômago a não ser o dos yogurtes líquidos. Não estou a ser rigorosa? Ah ser rigorosa é sinónimo de nutricionista? OK. Mude-se o dicionário então!

3 comentários:

angela disse...

Uma dieta só resulta se servir para reeducar os hábitos alimentares. Há quem consiga emagrecer sem passar a sopas e maçãs. O segredo está em nunca deixar de comer de forma normal. Assim evitam-se as tentações. Há que haver equilíbrio e saber quando se está a exagerar e sempre com muito exercício. Comendo somente sopa corre-se o risco de voltar a engordar. E falo por experiência própria.

Isabel disse...

Bem, qualquer gaja tem sempre um pitafe a mandar sobre o tema "dietas". Eu tenho 26 anos, e sempre, mas sempre, me debati com o problema de peso e pior do que isso, com a falta de autoestima. Já fiz mil e quinhentas dietas, ja emagreci imenso, tal como já engordei. Mas à cerca de uns 3 meses decidi tratar a questão de uma forma equilibrada e na raiz do problema. Vai daí, agora é nutricionista, é psicóloga, é ginásio. Devagar devagarinho, mas a gente chega lá.

fd disse...

As mães têm essa habilidade especial de conseguirem encavacar os filhos, em qualquer idade.

As dietas devem ser acompanhadas de actividade física. Até porque normalmente não têm como objectivo único a perda de peso. Qualquer nutricionista te diria isso :)